quinta-feira, 6 de maio de 2010

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE PODERÁ SER IMPLANTADO EM GUAREÍ NO ANO QUE VEM





Nessa quarta-feira, dia 05 de maio, o Prefeito José Pedro de Barros, juntamente com o Vereador Ayrton se reuniu com o vice superintendente do Centro Estadual de Educação Paula Souza, para tratar de assunto relacionado a implantação de curso técnico profissionalizante no Município de Guareí, a partir do ano que vem.
No encontro, que teve como cicerone o Deputado Estadual Edson Giriboni, estiveram presentes, os Prefeitos das cidades de Capão Bonito, Areiópolis e de Itaí. Cada Prefeito presente manifestou seu interesse sobre o tipo de curso pretendido em seus municípios, uma vez que apenas um curso poderá ser implantado.

Já no caso de Guareí, o Prefeito levou em conta certos fatores como a produção madeireira no município que já emprega um grande número de pessoas, tanto no campo como em indústrias, para reivindicar o curso profissionalizante de Técnico em Industrial Madeireiro.

Esse profissional prepara atividades de tratamento de madeira, analisando e elaborando programas de secagem e preservação. Opera máquinas de usinagem, de madeira, realiza técnicas de acabamento e montagem de produtos, a partir da madeira. Controla o planejamento da produção, o programa de qualidade e as diversas etapas de operação do processo produtivo. Elabora documentação técnica e auxiliar a execução de projetos. Avalia as instalações e equipamentos, buscando um melhor fluxograma do processo.

Tem como mercado de trabalho: Serraria e beneficiamento de madeira, indústrias de produção de painéis derivados de madeira, indústria moveleira, indústrias de máquinas e equipamentos para madeira.

Na visão do Prefeito, seria esse o profissional mais apropriado às condições do Município de Guareí, que tem a maior parte de sua atividade econômica ligada ao cultivo, extração e manejo de madeiras extraídas do florestamento de “pinus” e eucalipto. Segundo avaliou ao superintendente e demais assessores: como já existe no Município grande quantidade de matéria prima produzida por meio desses florestamentos, a preparação e qualificação de profissionais voltados para esse segmento importante da economia brasileira, poderia, além de aumentar a oferta de emprego e rendas para os jovens guareienses, com a atração de mais indústrias, evitar também, a evasão de receitas ocasionada pela retirada da matéria prima deste Município para ser industrializada em outro município, onde os tributo são recolhidos.

Contudo, essa é a penas uma das propostas, que fora colocada na pauta da reunião, como ponto de partida para os estudos necessários à implantação do curso. Como é apenas um curso que poderá ser implantado, dependendo da vontade e interesse da maioria dos jovens, poderá ser escolhido outro. Esse curso foi apenas um ponto de partida.

Já o Vereador Airtinho entende que embora o curso de Técnico em Industrial Madeireiro, em princípio pareça ser o mais adequado, nada impede, entretanto, que se faça uma sondagem junto aos jovens, sobre qual tipo de curso seria mais interessante.

Existem 81 cursos técnicos disponiblizados, enquadrados como de nível médio, mas apenas um pode ser escolhido, por ora. Somente depois de concluído o primeiro curso, que será de 18 meses, poderá o Município pedir outro, informou a assessora da Área de Gestão de Parcerias e Convênios, Fernanda Maris Pinheiro.

Assim, através deste fica disponibilizado o e-mail mhm2003@ig.com.br para que eventuais interessados possam se manifestar sobre qual tipo de curso gostaria de fazer.

Convém lembrar, que para a celebração de convênio é necessária a contrapartida da Prefeitura, que vai desde a contratação de pessoal administrativo, supervisão, locação de salas, equipamentos, vigias, coordenador de ensino, como a aquisição de laboratório e equipamentos.

Conforme o curso, o laboratório e equipamento é muito caro, fugindo da possibilidade econômica do Município. No caso de Técnico em Industrial Madereiro, a Prefeitura, além de disponibilizar as salas de aula, deverá ainda, arcar com o laboratório de manuseio de maneira, onde o aluno vai aprender as lições.

Para outras informações, os interessados poderão procurar a Prefeitura ou a Câmara Municipal, onde poderão optar por qual tipo de curso gostariam de fazer.

Finalmente, importante esclarecer que os preparativos já devem começar imediatamente, porque até dezembro, haverá necessidade, talvez, da realização de um vestibular para a matrícula de alunos.

Um comentário: