terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

OS TURISTAS DEVEM EVITAR GUARUJÁ EM SEUS ROTEIROS DE VIANGENS

Não sei o que a Administração Municipal de Guarujá faz com a montanha de dinheiro obtido com o IPTU - um dos mais altos do Estado -, cobrado dos diversos edifícios existentes na cidade, porque tendo ido passear com minha família a essa cidade e alugado um apartamento num dos bairros mais nobre da Praia da Enseada, tive o desprazer de pela primeira vez, ser assaltado por dois bandidos, que me renderam na entrada do prédio, quando me preparava para entrar na garagem.
Nenhuma viatura, seja da Polícia Militar ou da Guarda Municipal foi vista nas redondezas, de maneira que os marginais, armados com revólveres calibre 38, estavam à vontade, na rua, aguardando as suas vítimas.
Apesar de ser um Bairro Nobre, com enormes prédios de alto padrão, avenidas largas, não constatei a presença do Estado para dar segurança aos turistas que visitam a cidade. É uma aventura dirigir nas ruas de Guarujá. Não existe balizamento das ruas e nem sinalização nos cruzamentos, que segundo moradores, tem sido a causa de constantes batidas de carros.
Depois que fui vítima do assalto, ao procurar registrar a ocorrência, os policiais narraram que é grande a onda de assalto na cidade, devido a existência de mais de 80 favelas cercando a cidade, incrustadas nos morros. Os vizinhos do prédio onde me hospedava me informaram que da sacada dos prédios, é comum observar assaltos praticados por bandos de menores delinqüentes que atacam os turistas quando chegam na cidade.
Na praia – que estava lotada de turista de toda parte do país – não visualizei nenhum segurança, salva-vidas ou guardas. Segundo um dos barraqueiros, são constantes arrastões como furtos de jóias, dinheiro e celulares dos banhistas. No momento em que registrava a ocorrência do roubo, chegou a notícia de furto de veículos na Praia do Tombo. No dia do roubo, não pude registrar a ocorrência porque a Delegacia estava bloqueada e tumultuada devido ao atendimento de ocorrências e lavratura de flagrante.No meu caso, a Polícia limitou-se apenas a registrar o fato, não empreendendo qualquer diligência com a finalidade de encontrar os bandidos. Era mais uma ocorrência para engrossar as estatísticas criminais de uma cidade bela por natureza, mas feia e abandonada por conta de maus administradores. Por isso, recomendo: evitem Guarujá. A menos que desejem ser vítimas pela primeira vez. Se incluir essa aventura no seu roteiro de viagem, Guarujá é a cidade indicada. Boa sorte

9 comentários:

  1. Caro Amigo, sou do interior e me mudei para cá fazem 2 anos, e não vejo a hora de ir embora...
    Concordo com seus comentários em gênero, número e grau....
    A praia mais perigosa, apesar de nós que somos do interior de São Paulo não sabermos disso é a da enseada (prato cheio para os ladrões).
    O guaiúba de domingo, é a visão do inferno na terra, e se der bobeira no portão já era. No tombo rola os furtos de carro, principalmente de surfistas que deixam seus carros com as carteiras, A astúrias, é mais calma, mas não há quem aguente o cheiro de óleo velho das frituras daqueles horrorosos carrinhos (que a vigilancia sanitária fingem não ver) e que cobram um absurdo ainda por cima.
    Já a pitangueiras, do lado do Avelinos, ainda é frequentável, já do outro lado, é passeio de favelado, que vem da ciclovia diretinho até lá, e é claro se achar um trouxa dando móle, levam até as calças.
    Há detalhe, os guardadores de carro, quase te ameaçam se vc não der dinheiro, e por sinal tem um a cada meio quarteirão... Meu caro, se vc se decepciounou, imagina eu, que investi e mudei pra cá, e agora tenho que esperar meus filhos chegarem ao colegial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou nascida e criada no Guarujá, e agradeço a Deus por ter sobrevivido, rs. Espero que seus filhos estejam formados e vc esteja vivendo sossegado no Interior. Nós moradores, tb somos reféns do medo.

      Excluir
  2. moro há pouco tempo no Guarujá,, só não mudei ainda pra outra cidade porque dependo de vender apto... Guarujá é o caos ... uma miniatura do brasil atual

    ResponderExcluir
  3. Nossa que coisa frequento o Guarujá a 5 anos sempre fico na Praia da enseada e por azar esse fim de semana do dia 31-01 /2019:fui assaltado na rua Bolívia juntamente com amigos!!!Precisa de mais segurança entre as ruas largas da enseada!!!😡😡😡

    ResponderExcluir
  4. Eu irei para Guarujá hoje ,e fui pesquisar sobre a cidade .Agora estou até com medo de ir.

    ResponderExcluir
  5. Graças a DEUS eu vou de ônibus e nao de carro.Os policiais deviam ficar noite e dia em plantão.

    ResponderExcluir
  6. Olha so falo uma coisa, guaruja nunca mais. Na alta temporada voce ve a policia em cada m2 da praia, passou essa época se encontrar algum é sorte. Meu domingo de pascoa foi pessimo, minha avó sendo roubada caminhando na praia de pintangueiras (uma senhora de bengala!!) e pra finalizar o mesmo dia dois em uma bike que vieram me abordar com meus parentes que estavamos a caminho do calcadao, mas eu descontei o meu odio no querido que correu mais que o bolt e foi pego por uma galera e levou uma surra! E o pior, sabe o que a policia falou qnd chegou? Ah o maximo que vai acontecer é ele ser fichado e ser liberado no dia seguinte. Nunca mais volto aqui!

    ResponderExcluir
  7. Guarujá nunca mais. Eu fui cercado com minha esposa e filhos na Rua São Paulo quase chegando na praia da Enseada, levaram a bolsa dela com celular e documento de habilitação, meu (pasmem) óculos de grau e chave do carro. Eram moleques de bike, não foram violentos nem mostraram arma, mas que reação vc vai ter com sua família ali ameaçada? Infelizmente o que vi foi uma cidade completamente abandonada pelo poder público. Muito triste.

    ResponderExcluir
  8. Eu meu namorado e mais dois amigos resolvemos ir para o Guarujá para comemorar o aniversário do meu namorado, nunca havíamos ido, e fomos meio na sorte, sem pesquisar (infelizmente), sempre ouvíamos que era tranquilo, que tinha muitas praias bonitas e limpas, o que não ouvimos foi sobre a taxa de perigo, entramos na balsa de santos para o Guarujá e lá encontramos um senhor de aparentemente 40 anos de bike, ele disse que estava voltando do serviço, era notável que ele tinha bebido, ficou o tempo inteiro pagando de bom moço na balsa, explicando mil caminhos, disse que Vicente de Carvalho era o lugar mais seguro, estávamos já quase sem dinheiro, o homem falou que mais pra frente (depois de Vicente de Carvalho) era perigoso, e que se saíssemos de lá estaríamos por conta própria, saímos da balsa e o homem não largou do nosso pé, estávamos a pé, e ele sempre falando com meu namorado, tentando convencer ele de ir para um motel numa rua escura e aparentemente perigosa, continuamos seguindo e o homem não parava de nos seguir, mesmo que estivéssemos demonstrando não querer ir para o tal Motel, o homem desistiu e virou uma rua, não deu 10 minutos depois outro homem de bike apareceu, ele estava de blusa de frio preta, e nos pediu dinheiro, dissemos que não tínhamos (o que era fato) e ele olhou pro meu namorado e pediu o celular, disse que estava armado com um revólver e que se ele não desse o celular ia morrer, meu namorado entregou o celular e ele foi embora, mais pra frente achamos uma viatura fazendo ronda, contamos tudo e infelizmente eles não acharam o maldito, quando eles voltaram, disseram que aquele lugar era um inferno, que era pior que os fundos de Diadema e que na procura pelo nosso celular, passaram por uma viela e viram bandidos armados (pasmem) com fusil, disseram que se a polícia se aproxima, eles atiram, e disseram mais um monte de barbaridades, não deu 5 minutos que a polícia estava falando com a gente, apareceu uma mulher dizendo que tinham acabado de LEVAR A TELEVISÃO DA CASA DELA.
    Bom, por fim, desistimos e voltamos pra Santos na hora, foi algo muito traumático.

    ResponderExcluir