quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O ETERNO PROBLEMA DO SISTEMA CARCERÁRIO

Deu no jornal "O Estado de São Paulo", edição do dia 09/02/10, que a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo está sendo multada em 10 mil reais diariamente, por não ter cumprido ordem judicial no sentido de esvaziar a cadeia pública de Cesário Lange, que tem capacidade para abrigar 12 detentos, mas atualmente conta com 85 presos.
A situação é precária, pois os presos se amontoam em apenas 02 celas, cujas portas nem podem ser fechadas, devido a superlotação.
O problema está afetando a população em volta da cadeia, que teme uma explosão a qualquer momento, com fuga em massa dos detentos.
O Prefeito da cidade Ramiro de Campos disse que já esgotou todos os meios no campo administrativo para resolver a situação, mas até agora, nada aconteceu de prático.
Isso é apenas um detalhe, dentro do amplo contexto do sistema carcerário do País e principalmente do Estado de São Paulo, que embora sendo o Estado mais rico da Federação, nunca conseguiu resolver o problema carcerário e também o problema salarial dos policiais, que reivindicam há muito tempo, uma política salarial para a categoria, no patamar do valor que é pago por outros Estados, como por exemplo, no DF, onde os policiais recebem equipração salarial de acordo com a Polícia Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário