quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

VISITA AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL


Quando exercia o cargo de Delegado de Polícia Titular de Tatuí fui convidado para a solenidade de posse do Ministro tatuino Celso de Melo como presidente do STF. Como na oportunidade não pude comparecer fui convidado pela esposa do Ministro, a dona Maria de Lourdes para conhecer Brasília e visitar o STF, enquanto seu esposo era ainda o Presidente. Naquele dia, cheguei em Brasília por volta do meio dia e fui diretamente à casa do Ministro, onde almocei com a a familia do Ministro e à tarde, a Dona Lourdes, sua esposa, como cicerone e muito simpática, mostrou-me os principais pontos da cidade e às 16 horas, fui recebido no STF, pelo presidente Ministro Celo de Melo, onde tive oportunidade de conhecer as dependências daquela Corte Suprema.
O Ministro Celso de Mello, apesar de sua simplicidade, é detentor de uma vasta cultura jurídica e de um caráter marcado pela firmeza de sua instransigente defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana. Uma pessoa vocacionada para o exercício da magistratura. As suas decisões são verdadeiras obras primas do saber jurídico que serve de paradigma para todos quantos militam no campo do direito. As suas decisões são extramemente fundamentadas e os trechos principais negritados e sublinhados. Condenando ou absolvendo, o Ministro convence quem lê suas decisões, pelas extensas argumentações, com citação doutrinária de autores prestigiados e com base nos precedentes jurisprudenciais da própria Suprema Corte. Sou um profundo admirador do Ministro.

Um comentário:

  1. Concordo.

    O decano da Corte Suprema é responsável por decisões magníficas, que servem como uma fonte espetacular de conhecimento para os estudiosos do Direito. Isso se deve à maneira clara e didática de redigir seus votos, primando sempre por uma justiça efetiva, compatível com o moderno estado democrático.

    Como não poderia deixar de ser, também sou um grande admirador desse Ministro Supremo.

    ResponderExcluir