sexta-feira, 4 de março de 2011

NA ONDA DAS COMUNICAÇÕES INSTANTÂNEAS

A internet revolucionou as comunicações tornando o mundo uma aldeia global. Sempre acompanhei essa evolução, para não ficar à margem do desenvolvimento tecnológico. Se de um lado a internet representa um avanço inquestionável que facilitou a vida de muitos profissionais e até mesmo para aqueles que pretendem aprender e se informar, por outro, contudo, a nova onda de comunicações instantâneas se transformou em um lixo que presta um grande desserviço à cultura e ao conhecimento.

É preciso saber filtrar as informações que navegam na internet. Nem tudo o que circula pela web traduz a realidade ou tem algum valor cultural, histórico e educacional.

Essa nova onda de facebook, twiter, msn, etc, na maioria das vezes as pessoas só se preocupam com frivolidades que não acrescentam nada de positivo para o conhecimento.

Basta observar o perfil daqueles que curtem esses meios de comunicação. Até agora não consegui visualizar ninguém que curta uma Madre Tereza de Calcutá, um Aristóteles, um Albert Einstein, um Martin Luther King, um Mahatama Gandhi, um Nelson Mandela, um Che Guevara, etc.

São jovens que curtem Maria Braga, Ivete Sangalo e artistas do gênero. Longe de querer tirar o direito do jovem de curtir os artistas, da realidade, permite-se fazer uma leitura que esses jovens não se encantam mais com os valores essenciais da pessoa humana. O que lhes atraem são o consumismo, o estrelismo, a vaidade e futilidades.

A vida não se resume apenas nisso. Ela tem que ser aproveitada para a formação intelectual do jovem, para no futuro ser um adulto responsável e capaz de tomar conta do País.

Atualmente, a internet introduziu uma gama imensa de informações, que circulam rápida e dinamicamente o tempo todo. Cabe ao usuário ter o bom senso na hora de acessar às informações, descartando aquelas que ao invés de informar, desinformam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário