quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

MEIO AMBIENTE, MAIS DO QUE UMA SIMPLES NOTA, A CONSCIÊNCIA DO TRABALHO FEITO

A notícia veiculada pela TV TEM sobre o meio ambiente em Guarei é tendenciosa, parcial e sensacionalista, posto que focou a matéria apenas no quesito nota, sem levar em conta todo o trabalho que está sendo desenvolvido pela Administração Municipal.
Como é publico e notório, a nota é resultado do descaso de décadas e para se conseguir os avanços, requer-se um trabalho sério, duro e permanente, sem demagogias ou populismo.
Para isso, o bom administrador, com visão de estadista tem que deixar de lado a politicagem e agir com seriedade. E isso é o que vem sendo feito, ao longo de mais de cinco anos na atual administração, que não pode aceitar passivamente uma notícia inconsistente e irreal, pois tudo o que foi ventilado na matéria não condiz com a realidade presente.
Isto porque, desde o primeiro instante desta Administração, não foi feita outra coisa, se não lutar, não para conseguir nota, mas sim, para solucionar os graves problemas que afetavam o município, tais como a falta de aterro sanitário adequado, falta de tratamento de esgoto, falta de um sistema de limpeza pública, falta de uma estrutura voltada para o meio ambiente.
Sem se preocupar em aparecer na mídia, com notas que muitas vezes não espelham a realidade dos fatos, esta Administração se empenhou ao máximo, primeiro na implantação de um moderno e eficiente aterro sanitário, acabando com o eterno problema provocado pelo lixão a céu aberto que tanto prejuízo causou à população e à própria Prefeitura, devido às pesadas multas impostas pela CETESB e depois com a aprovação de leis disciplinadoras, como a lei do sistema de limpeza pública que além de criar uma estrutura programática para a gestão do lixo em suas diversas categorias, tipificou e sancionou condutas capazes de causar degradação aos recursos naturais, como por exemplo, com a adoção de um programa de separação seletiva de resíduos sólidos e coleta para disposição final no aterro sanitário.
Ao lado disso, foi feito convênio com catadores de papéis, que numa primeira etapa, só aproveitam materais, como papéis e latas de alumínio, com a perspectiva de caminhar para o aproveitamento total do resíduo sólido e manejo do lixo orgânico, sendo para isso, construído o barracão, onde todo o processo será feito.
Em seguida, foi criada a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. Várias pessoas voltadas para a atividade ambientalista foram convidadas para assumir a pasta, mas não aceitaram. Então o Prefeito criou o Departamento de Meio Ambiente, para o qual nomeou uma pessoa preparada e atuante, a qual já vem desenvolvendo um bom trabalho, por meio do qual, estamos avançando pelo caminho certo. Contudo, sem nenhuma preocupação com nota ou aparecer perante os holofotes, mas sim, com um trabalho que tem em mira, a solução concreta dos problemas.
Não estamos preocupados com a TV TEM. Estamos preocupados com o bem estar da população.
Essas informações estão sendo feitas em respeito ao povo bondoso e compreensivo de Guareí e não para justificar eventual omissão que maneira alguma, aconteceu.
Todas as providências necessárias foram tomadas. No aspecto normativo, diversas leis foram aprovadas que tratam não só da gestão ambiental, mas também da educação ambiental.
O meio ambiente exige uma ação multidisciplinar, que passa pelo envolvimento de todos os segmentos sociais e a formulação de uma cultura ecológica, que seja capaz de levar cada indivíduo a tomar atitudes de preservação. Mas isso só será possível em longo prazo.
Toda a comunidade deve se aliar, pois a tarefa não é apenas da Administração. Todos devem fazer a sua parte, com os pequenos atos do dia a dia, e somente com um trabalho de formiguinha é que podemos avançar nesse sentido.
Quando o Prefeito e este Chefe de Gabinete mantiveram várias reuniões com a Diretoria da Sabesp, defendendo duramente os interesses do munícipes na questão do tratamento de esgoto, ninguém se preocupou em aparecer para os holofotes da mídia.
Para a renovação do contrato, muitas discussões desgastantes foram feitas junto a Diretoria da Sabesp, a quem peço venia para agradecer o apoio decisivo e fundamental do amigo Roberto Tamura, que na ocasião era um dos Diretores da Sabesp, o qual se colocou ao lado do nosso Município, no sentido de que aquela empresa elegesse como prioridade no novo contrato, a construção da lagoa de tratamento em Guareí - uma obra orçada em quase 07 milhões.
Só por isso, já valeu o esforço, vez que jamais consegueríamos reverter a situação ambiental, sem começar por esta gigantesca obra que é a construção da lagoa de tratamento de esgoto.
O resto é consequencia desse trabalho, o qual só vai ser realmente reconhecido daqui a uns 20 anos, quando o nosso rio estiver totalmente recuperado e limpo, com peixes e toda a vida aquática, como há 30 anos atrás.
É um sonho que talvez não consiga ver realizado, mas meus filhos e netos com certeza, vão ver e apreciar, porque cuidar da natureza é pensar nas próximas gerações e não nas próximas eleições.
O trabalho de preservação ao meio ambiente precisa, antes de mais nada, de pessoas corajosas, com consciências ecológicas e praticantes de atos conservadores e não apenas de discursos vazios.
COM ESSA MANIFESTAÇÃO, DESEJO A TODOS UM FELIZ ANO NOVO, COM MUITA SAÚDE E REALIZAÇÕES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário