sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PREFEITO PROPÕE FICHA LIMPA PARA FUTUROS OCUPANTES DE CARGOS EM COMISSÃO DE DIREÇÃO, CHEFIA E ASSESSORAMENTO.


O Prefeito José Pedro de Barros, interpretando o desejo da esmagadora maioria da sociedade no sentido de melhorar a qualidade dos serviços públicos e principalmente em obediência ao princípio estampado no artigo 37 da CF, segundo a qual “administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, encaminhou projeto de Lei Complementar ao legislativo municipal, propondo que para as futuras nomeações em cargos de Direção, Chefia e Assessoramento, o candidato, além de possuir curso superior compatível com o cargo, não poderá ter condenações por órgãos colegiados da justiça, em crimes contra o patrimônio, contra a administração pública ou em atos de improbidade.


Desde a vigência da Constituição, a partir de 1988, os requisitos para preenchimento de cargos públicos já passam por esse crivo. Qualquer pretendente a cargo público, no Estado ou na União já são submetidos a “ficha limpa”, porquanto deles são exigidos atestados de antecedentes criminais da justiça comum, militar, eleitoral e federal, além de uma prévia investigação acerca do comportamento moral e familiar do candidato.

Segundo o projeto, a exigência é somente para o servidor público que irá ocupar cargo em comissão, que se aprovado, só terá eficácia para as futuras nomeações.


Essa é uma medida que visa dar cumprimento à Constituição e atende aos anseios da população. Segundo observação de várias pessoas que souberam da iniciativa, trata-se de um avanço significativo na melhoria da qualidade do serviço público, porquanto, muitas vezes o agente político é levado a tomar decisões equivocadas em razão de um mal assessoramento prestado por pessoas despreparadas.


Se aprovada a lei, coloca-se um freio às nomeações levadas apenas pelo critério de amizade ou compadrio, largamente usado. Nessas condições, só poderão ser escolhidas pessoas que respondam não só pelo critério da amizade e confiança, mas também sob o ponto de vista da qualificação e preparo.

2 comentários:

  1. concordo com o prefeito, mais para isso ele tem que arrumar a casa, parar de dar cargo a pessoas apadrinhada dele com alto salário, isso também é imoralidade, quem quer o certo não pode deixar rabo. tá pensando que o povo esta contente com esses fulanos que pegaram cargos para ganharem bastante, não se engane faça uma enquete, depois blog isso que voce quis dizer. pense.

    ResponderExcluir
  2. O bom cidadão não julga, porque todos nós erramos
    agora é feio quem entende de lei e é estudado
    errar, política tem muita coisa ilegal ou imoral e engorda.

    ResponderExcluir