sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ASSESSOR COM NÍVEL UNIVERSITÁRIO

É preocupante o nível de determinados assessores. Concordo que o nível universitário não seja certeza de preparo ou eficiência. Trata-se apenas de uma exigência que visa filtrar mais o universo de pretendentes a esses cargos. Contudo, comparar determinados candidatos à genialidade de um Steve Jobs, Henry Ford e tantos outros que mudaram a face da terra, é uma pretensão um pouco exagerada. Mesmo porque essas pessoas jamais seriam assessores, pois gênio não assessora, gênio é absoluto e muitas vezes incompreendido.

Suponha um Steve Jobs assessorando uma prefeitura qualquer. As suas idéias avançadas o tornariam uma pessoa mal quista e indesejável.

Assim, na política quando se pretende melhorar o nível de quem vai governar, aparecem determinadas pessoas achando que isso é elitizar ou coisa parecida. Quer dizer, a educação é só para a elite. Esse negócio de confundir a educação com elite é um equívoco sem tamanho.

Atualmente a educação é universalizada. Ninguém pode reclamar da falta de oportunidade. Aristóteles já proclamavca há mais de dois mil anos que a educação é a alma da democracia.

Eu particularmente sempre tenho defendido que para melhorar a qualidade da política e da democracia, deveria haver necessidade de investir forte na Educação. Do contrário, jamais chegaremos a uma democracia possível. Não que a educação em si seja suficiente, mas uma educação sob todos os aspectos morais, éticos , cívicos e culturais.

Causa estranheza a reação de determinadas pessoas que ao invés de apoiarem idéias inovadoras na política guareiense, saem atirando para todo o lado, fazendo críticas, raivosas e reacionarias. Será que mexeu com alguns interesses menos confessáveis. Fica para o leitor a resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário