quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PREFEITURA DE SÃO PAULO PROIBE USO DE CELULAR NO INTERIOR DE BANCOS

Só espero que não se torne uma febre nacional a aprovação de mais uma lei que não funciona: proibição do uso de celular no interior de estabelecimentos bancários a pretexto de combater o chamado roubo nas saidinhas de banco. Como o Estado se mostra incapaz de oferecer segurança eficiente que iniba esses tipos de crimes, lança mão de expediente tão comum de edição de normas inócuas, apenas com o intuito de jogar para a platéia que está fazendo alguma coisa.

De agora em diante, o cidadão que adentrar numa agência bancária na cidade de São Paulo e precisar usar o telefone, o banco pode ser multado em até R$ 2.500,00. Quer dizer não pode falar ao celular de dentro do banco, mas pode usar telefone, do interior dos presídios.

Não pensem vocês que uma lei dessa natureza vá realmente ajudar no combate a esse tipo de crime, quando sabemos que o mais eficaz mesmo é a presença de forças policiais e órgãos de segurança com agentes treinados e infiltrados para identificar os membros de quadrilhas especializadas na prática desses crimes.

Nao precisa ser "expert" para entender que o criminoso se especializa em "modus operandi" para praticar determinados crimes. Para um bom investigador é fácil perceber que para certos crimes, como por exemplo, esses de sadinha de bancos, uma quadrilha especializada que não é formada da noite para o dia, age bem à vontade.


Para esse tipo de crime, há todo um processo de constituiçãom com planejamento integrado, organização e a participação de um grande número de comparsas, de tal sorte que não poderia passar desapercebida de uma atenta e eficiente polícia investigativa.

Será que a polícia não teria condições de detectar e desmantelar essas quadrilhas, antes mesmo de entrarem em ação?

Como nos casos de roubos de carros de luxo, a polícia foi eficiente e desmantelou rapidamente a quadrilha e prendeu os envolvidos.

Talvez nesse aspecto a lei seja benéfica, porque o banco sendo penalizado, quem sabe agora o Estado entre em ação. Eu só quero ver como os bancos vão agir para coibir o uso de telefone dentro de suas agências. Vão acionar o segurança, vão chamar a polícia e se o cidadão não obedecer, vai preso? Bom indo preso, aí o cidadão poderá usar o telefone livremente de dentro da cadeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário