quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PREFEITO BUSCA UMA FORMA LEGAL DE SANAR OS DEFEITOS DA ESTRADA DO BAIRRO DA VITORIA.

Há algum tempo atrás, o jornal “Folha de São Paulo” denunciou a situação precária da estrada que liga o Município de Guareí ao Município da Quadra, destacando em manchete: "Estrada reformada não dura nem um ano”.

A matéria faz referência a uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o que fez deflagrar uma investigação pelo Ministério Público de Tatuí, para apurar a responsabilidade pela má execução da obra.

Mais uma vez o Prefeito José Pedro de Barros agiu com acerto e prudência, ao não aceitar os insistentes pedidos dos órgãos da Secretaria de Transporte, para assinar o termo de recebimento da obra.

Isto porque antevendo conseqüências, o Prefeito assinalou em reunião na Secretaria de Transporte, à qual estavam presentes todos os prefeitos que foram beneficiados com o pacote de execução de obras e serviços de recuperação, que não poderia assinar o termo de recebimento, porque as obras não eram de boa qualidade e já estavam se deteriorando.

Todos os prefeitos teriam assinado o recebimento das obras, menos o Prefeito Zé Neves que se sentiu pressionado, porque somente ele não quis assinar o documento.

Não deu outra, se o Prefeito tivesse assinado, o Município de Guareí poderia ser penalizado, eis porque o DER ao ser notificado pelo Ministério Público jogou a culpa em cima dos municípios, ao argumento de que os defeitos apresentados se devem ao fato dos municípios não fiscalizarem o tráfego pesado de caminhões.

Assim, acautelando-se de eventuais responsabilidades, o Prefeito determinou ao Setor de Engenharia, a elaboração de um laudo pericial, com base no memorial descritivo e o projeto básico, o qual concluiu que a recuperação foi feita de maneira inadequada, não dando importância para o previsto em projeto, como uma camada de 15 cm de solo brita com 6% de cimento, assim como não foi dado importância para os pontos de vertentes de água (não foram feitas obras de drenagem), tudo isso aliado a uma compactação inadequada.

Preocupado com o estado precário da referida estrada, o Prefeito encaminhou ao Ministério Público o laudo instruído com fotos, memorial descritivo e projeto básico, ao mesmo tempo em que consulta sobre a possibilidade da Municipalidade promover serviço de “tapa buracos” no trecho do Município de Guareí, para prevenir acidentes, como já vem ocorrendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário