quarta-feira, 6 de julho de 2011

CONTAS DE 2008 RECEBEM PARECER FAVORÁVEL DO TCE À APROVAÇÃO

Como já informado, ontem, sobre a tendência do TCE em rever posição anterior, de que o não pagamento de precatórios ensejaria desaprovação das contas municipais, em sessão realizada na data de hoje, o Pleno do Tribunal de Contas de São Paulo reverteu entendimento anterior e deu provimento ao pedido de reexame formulado pela Prefeitura de Guareí, emitindo um novo parecer, agora favorável à aprovação das contas relativas ao exercício de 2008.




A defesa havia sustentado que a única impropriedade à aprovação das contas de 2008 era em relação ao precatório do processo 72/90, em nome de Ohannes Kafejian. Promulgada a EC 62/09, o Executivo Municipal determinou a elaboração do mapa com todos os precatórios pendentes de pagamento, e ato contínuo optou pela adoção do Regime Especial para pagamento em 15 anos, por intermédio do Decreto nº 369, de 28 de dezembro de 2009. E mais do que isto, já determinou a inserção de recursos nos orçamentos, para pagamento das parcelas, inclusive, quitada a primeira em dezembro de 2009, o que demonstra a vontade da Administração em cumprir a nova legislação em vigor.




O Secretário Diretor Geral, Sergio Ciqueira Rossi ao emtir seu parecer, ressaltou que havendo o entendimento anteriormente exarado, tenho que a EC 62/09, que alterou a sistemática vigente, acolheu tanto os títulos judiciais vencidos como os emitidos durante sua vigência, excetuados os precatórios de baixa monta e a preferência aos de natureza alimentícia junto aos titulares sexagenários, inexistentes no presente caso, somente me resta propor o PROVIMENTO do Pedido de Reexame.




Nessa linha de entendimento, o Relator do processo, Dr. Roque Citadini, conduziu voto, no que foi acompanhado pelos demais Conselheiros no sentido de dar provimento ao apelo, com a consequente emissão de parecer favorável à aprovação das contas do Município de Guareí, referentes ao exercício de 2008.




Oportuno destacar, que a decisão pode ser considerada "leading case", porque abre importantes precedentes na Corte, para julgamento de casos semelhantes daqui para frente, podendo afirmar que o Município de Guareí foi um dos pioneiros na virada de jurisprudência, com relação à Emenda Constitucional nº 62/009.




Nenhum comentário:

Postar um comentário