terça-feira, 23 de outubro de 2012

MINISTRO JOAQUIM BARBOSA: UM ÍCONE REPUBLICANO

Rui Barbosa proclamava que chegaria tempo do homem se envergonhar de ser honesto, em meio a tantas espertezas, farsas, dissimulações e mentiras que triunfariam sobre as pessoas de bem. De ver tantas safadezas que dão resultados para os seus autores, muitas vezes esmoreci de continuar lutando pelo bem. Mas depois que vejo um Ministro do Supremo, a mais alta corte jurídica do País, corojosamente cumprir a sua missão, mesmo contrariando interesses de poderosos e até de colegas, realimentei em minha alma as chamas do ideal e da esperança por um Brasil melhor.

A atitude do Ministro Joaquim Barbosa contagiou não só outros Ministros que o seguiram no julgamento do Mensalão, mas a Nação Toda Brasileira. Serviu de exemplo para nossos jovens que poderão ter esperança que neste País, existe justiça sim. 

A Suprema Corte foi elevada ao máximo com a conduta destemida do Ministro Joaquim Barbosa e serve de paradigma para os órgãos fracionários da justiça onde a despeito de inúmeros juizes honrados e honestos, estão permeados de gente ruim e venal. 

Esses profissionais devem repensar os seus atos, porque de agora em diante ninguém mais vai se calar diante de injustiças de decisões com dois pesos e duas medidas, onde só o pobre e negro vão para a cadeia. Não há mais espaços para aquelas teses mirabolantes para absolver ricos que contam com advogados, cujos honorários atingem cifras mlionárias de até 15 milhões ou mais, quando qualquer advogado por mais humilde que seja, pode defender com correção seu cliente.

Eu particularmente já sou fã e amigo do Ministro Celso  de Melo, admirador do Ministro Marco Aurélio, pelas suas decisões paradigmáticas, do Ayres Brito, Luiz Fux, Peluzo, Gilmar Mendes que foi meu Professor de Pos Graduação, muito criticado por suas absolvições, mas que sai desse julgamento prestigiado e com credibilidade. Tinha muita esperança pelas Ministras mulheres, Rosa Weber e Carmen Lúcia e sérias dúvidas pela parcialidade do Dias Toffili. Causou-me profunda decepção a atuação das duas Ministras, já que no tocante ao Dias Tóffilis, esse é um apêndice ou penetra colocado na Suprema Corte para amenizar e defender os interesses de seus corregiolários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário