sábado, 1 de setembro de 2012

JUSTIÇA CONCEDE LIMINAR AO MP E SUSPENDE PAGAMENTO DE SALÁRIOS DE FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DE GUAREÍ


A Prefeitura recebeu a notícia com surpresa, porque já havia prestado esclarecimentos que a remuneração com base na lei complementar era apenas uma readequação da gratificação paga força da lei 06/97, revogada recentemente, também por pressão do Ministério Público que  ameaçava instaurar ACP contra a Prefeitura.

Nas justificativas encaminhadas ao MP, a Prefeitura sustentoua a tese segundo a qual neste momento eleitoral não se poderia retirar benefício já concedido há mais de 15 anos e incorporado ao salário do servidor. A Prefeitura arguiu ainda que não se pode subtrair do trabalhador o poder aquisitivo com base no qual, projeta sua via, contrai obrigações e sustenta a sua família.
No entanto, nesta sexta-feira, à tarde, o oficial de justiça entregou ao prefeito, um mandado liminar, determinando a imediata suspensão de salários pagos com base na Lei Complementar nº 20/2012.
 
A prevalecer tal decisão, comete-se um atentado à própria dignidade da pessoa humana, hipótese em que próprio STF já decidiu em caso de benefício concedido a funcionário, sem lei, há mais de 05 anos, passava a ser um direito adquirido, pelo princípio da consumação, da boa fé e lealdade que o Estado deve primar com seus administrados. Não se pode conceder um benefício e depois de longos anos, quando o servidor já programou a sua vida, assumiu compromissos e eis que de repente o poder público lhe reduz drasticamente o valor do salário. Trata-se de uma ofensa ao princípio do direito adquirido e da dignidade da pessoa humana, além de grave atentado à proteção integral do trabalhador.
 O prefeito já determinou à sua assessoria jurídica estudos para analisar as medidas legais que serão tomadas, com vista a cassação da liminar no TJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário